Como manter o foco na Maratona de Curitiba sem sair de casa

Comando News – Tradicionalmente em novembro, a Maratona de Curitiba Cosan fecha o calendário das grandes maratonas do Brasil todos os anos. As inscrições para a prova de atletismo mais importante do Paraná estão abertas desde 12 de março. Porém, a pandemia do coronavírus, que colocou a população brasileira em isolamento social e cancelou ou adiou diversas provas no primeiro semestre, interferiu também na rotina de corredores que já estavam em estágio inicial do treinamento para a prova do dia 15 de novembro. Com a paralisação dos eventos esportivos, as corridas de menor distância tiveram que ser suprimidas das planilhas de treinamento, os treinos presenciais e em grupos foram cancelados e as academias fechadas, limitando assim as possibilidades de preparação física. 

É o caso de Rogério Correia, funcionário público, de 38 anos. Ele garantiu a sua vaga no dia da abertura das inscrições da Maratona de Curitiba. Mas, agora ele está se adaptando para manter o sonho de completar bem a sua primeira maratona. “Tenho mantido os treinos conforme a orientação do profissional de educação física que me acompanha e procurando atender as recomendações atualizadas do poder público referentes para a prática deste esporte. É necessário seguir em frente ainda que em condições adversas”, explica Rogério, que preferiu se inscrever na prova o quanto antes para ter um comprometimento maior com esse objetivo. 

Praticante de ciclismo e futebol, o interesse pela corrida de rua vem desde a infância. O funcionário público sempre acompanhou corredores como Robson Caetano, Zequinha Barbosa, Carl Lewis e Usain Bolt. Sobre a Maratona de Curitiba, Rogério tem a expectativa de ser um grande evento para cidade e que motive as pessoas a terem uma vida mais saudável. “Particularmente espero terminar a prova realizando meu sonho de menino cruzando a linha de chegada”,  planeja.

Profissionais de educação física disponibilizam treinos gratuitos  

Diversas academias, aplicativos de treinos e profissionais de educação física disponibilizam gratuitamente treinos para fazer em casa, durante o período de quarentena. São treinamentos funcionais que podem ser feitos, na maioria das vezes, utilizando apenas peso do corpo. 

Esse é o caso do APP SUA Trainer que disponibiliza diariamente em sua conta do Instagram uma série de treino de boot camp. O estúdio de treinamento funcional CF Trainer também liberou o acesso ao seu programa de exercícios Verão em 7

A assessoria esportiva PG Runners, especializada em corrida de rua, criou um grupo de WhatsApp chamado Quarentena de Treino para manter a motivação dos corredores durante este período. Aproveite uma dessas iniciativas ou todas elas e mantenha-se ativo.